Linha da vida:
contando, cortando e rebordando novos caminhos
Résumé
O objetivo deste estudo foi verificar se a arteterapia aliada à atividade grupal é um recurso adequado para melhorar a auto-estima e o auto cuidado do idoso. Esta investigação adotou o método descritivo com abordagem qualitativa. A amostra foi composta por idosas entre 60 a 80 anos de idade que fizeram parte do Projeto de Extensão das Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central - FACIPLAC/DF. A psicoterapia grupal utilizou o bordado como recurso intermediário, para auxiliar as idosas a exteriorizar os seus conflitos. Os encontros vivenciais se desenvolveram uma vez por semana onde foram utilizados os materiais tais como, tecido, retalhos de tecidos e linhas para bordar. Durante o processo da investigação as pesquisadoras observaram as dinâmicas que se produziram entre o grupo participante. Ao final, foi aplicado um questionário semi-estruturado para comprovar a eficácia da metodologia. Foi positivo o vínculo entre enfermeiros e psicólogos objetivando o aperfeiçoamento da saúde física, social e mental. A pesquisa revelou que o método aplicado foi eficiente para auxiliar as idosas a exteriorizar os seus conflitos e a mudar o seu comportamento, dando novo sentido para a vida.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).