Contribuições da fisioterapia para educação em saúde e grupo de autocuidado em hanseníase:
relato de experiência
Mots-clés :
EducaçãoRésumé
A hanseníase, doença infectocontagiosa de evolução lenta, manifesta-se por sinais e sintomas dermatoneurológicos, comprometendo a capacidade de sentir dor, a visão e o tato. A prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento são ações prioritárias para bloquear a transmissão e reduzir incapacidades. Objetiva-se apresentar ações de educação em saúde desenvolvidas pela fisioterapia com o grupo de autocuidado em centro de referência no tratamento da hanseníase em Teresina. Trata-se de relato de experiência vivida durante estágio em Fisioterapia Comunitária, em um centro de referência no tratamento da hanseníase, em fevereiro/março de 2014. Compareceram a reunião 10 participantes, aos quais foram apresentadas orientações de cuidados gerais e demonstrados exercícios para prevenir ou retardar a instalação de deformidades e incapacidades. Também foi apresentada uma prancha de sensibilidade, confeccionada a fim de instrumentar o trabalho da sensibilidade no atendimento realizado no centro. Por fim, foi distribuído folder ilustrado, para facilitar a realização diária dos exercícios. A experiência propiciou novos encontros do grupo. Foram notórias a receptividade e participação do público e dos demais profissionais integrantes da equipe. Ações desta natureza são importantes não só para estímulo ao cuidado, mas também para desconstrução do estigma que cerca esta população.
Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).