Perfil de saúde cardiovascular de caminhoneiros do interior da Bahia
Mots-clés :
Políticas de SaúdeRésumé
Objetivo: Objetivou-se conhecer o perfil da saúde cardiovascular de caminhoneiros de empresas de Jequié-BA. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal, realizado junto a caminhoneiros de empresas de do município de Jequié no interior do estado da Bahia. Para aferição da Pressão Arterial (PA) foi utilizado o método indireto e para identificar a adesão medicamentosa, foi empregado o Teste de Morisky-Green. Resultados: Foram examinados 80 caminhoneiros, destes trinta 37,5% (n=30) apresentaram elevação da PA, e foram os sujeitos deste estudo. 30% (n=9), já possuíam diagnostico clínico e faziam tratamento medicamentoso. Quanto à adesão ao tratamento, 22,22% demonstraram maior adesão, 44,44% média adesão e 33,33% não adesão. Concluímos que os caminhoneiros apresentam picos hipertensivos sem o diagnóstico de HAS. Podemos evidenciar que a adesão ao tratamento medicamentoso da hipertensão mostrou-se satisfatória. O fato deles não usarem os medicamentos todos os dias e/ou em seus devidos horários caracterizou a dificuldade na adesão ao tratamento.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).