Estratégias intersetoriais de promoção da saúde de idosos no Centro Sul Fluminense, Brasil:
relato de experiência
Mots-clés :
Gestão, Políticas de saúdeRésumé
Objetivo: Discutir os reflexos das estratégias intersetoriais de promoção da saúde de idosos adotadas na região Centro Sul Fluminense, considerando-se a gradativa redução dos procedimentos hospitalares de média e alta complexidade para essas pessoas. Método: Trata-se de relato de experiência desenvolvido no primeiro semestre de 2012, a partir dos dados cadastrais referentes ao período de 2008 a 2011, disponíveis no Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso, e no Sistema de Informações Hospitalares Descentralizado ”“ SIHD2. Resultados: Houve redução média de 63,13% nos casos de hipertensão arterial sistêmica; 69,89% nos casos de diabetes; 47,67% de quedas e suas complicações; 31,80% das pneumonias; e 79,20% nos diagnósticos de urgências clínicas e cirúrgica. Conclusão: Constatou-se gradativa redução nos procedimentos hospitalares de média e alta complexidade, possibilitando substantiva melhoria da qualidade de vida e saúde dos idosos da região.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).