Rastreamento do câncer de próstata em homens acima de 50 anos através do exame diagnóstico de PSA

Auteurs-es

  • Mayene Pongeluppe El Barouki Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Mots-clés :

Rastreamento, Câncer, Próstata, Diagnóstico, Antígeno Prostático Específico, Políticas de saúde, Saúde do homem

Résumé

Objetivo: Descrever a importância do rastreamento precoce do câncer de próstata em homens acima de 50 anos através do exame diagnóstico de PSA e enfatizar o sucesso deste marcador tumoral. Método: Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico através de artigos científicos localizados na base de dados eletrônicos ”“ Literatura Latino-Americana en Ciencias de la Salud (LILACS), Serviço de U.S. National Library of Medicine (PubMed) e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Resultados: Foram utilizados nesta pesquisa dez artigos científicos que possuíam relação com o tema em questão, além de apresentar os descritores escolhidos neste trabalho. Conclusão: Este estudo mostrou que para o rastreamento precoce do câncer de próstata em homens acima de 50 anos de idade é essencial a realização do exame de PSA. Observa-se na literatura que a realização do toque retal associado com o marcador tumoral PSA corrobora a detecção do câncer prostático.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Mayene Pongeluppe El Barouki, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Enfermeira graduada em 2005 pela UNINOVE; pós graduada em Urgência e Emergência em 2009 pela UNINOVE; pós graduada em Docência para Ensino Técnico em Saúde em 2010 pela ENSP/FIOCRUZ; pós graduada em Saúde da Família em 2011 pela UNIFESP. Experiência em setor primário e terciário como Enfermeira Assistêncial e Gestora de Convênios atualmente.

Téléchargements

Publié-e

2017-07-27

Comment citer

1.
El Barouki MP. Rastreamento do câncer de próstata em homens acima de 50 anos através do exame diagnóstico de PSA. Rev. G&S [Internet]. 27 juill. 2017 [cité 29 sept. 2024];3(2):425-37. Disponible à: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/114

Numéro

Rubrique

Artigos Originais