CARACTERIZAÇÃO SOCIODEMOGRÁFICA E OCUPACIONAL DE TRABALHADORES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Mots-clés :
Gestão, Recursos HumanosRésumé
O estudo teve como objetivo caracterizar o perfil sociodemográfico e ocupacional de trabalhadores das equipes da Estratégia Saúde da Família. Trata-se de estudo descritivo, de caráter transversal e abordagem quantitativa. Desenvolveu-se a investigação nas unidades junto aos trabalhadores das equipes, que responderam ao questionário. A coleta ocorreu entre novembro de 2012 e agosto de 2013. Os dados coletados foram processados e submetidos à analise descritiva no SPSS. Participaram da pesquisa 282 profissionais: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas e técnicos de higiene bucal. Tais profissionais são, majoritariamente, do sexo feminino, jovens com idade até 33 anos, com apenas um vínculo empregatício. A categoria profissional predominante foi constituída pelos agentes comunitários de saúde. A maior parte dos trabalhadores possui ensino fundamental e médio e exerce função de nível técnico e médio. Os resultados do estudo evidenciam características, em sua maioria, comuns aos trabalhadores de outros cenários de pesquisas presentes na literatura. Acredita-se que podem ser aplicadas no conhecimento das verdadeiras realidades das equipes de saúde da família, oportunizando transformações efetivas na sua atuação profissional sintonizadas à s políticas públicas em saúde locais e do Brasil.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).