PREVENÇÃO DE CÂNCER DE COLO UTERINO:
UMA EXPERIÊNCIA NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
Palabras clave:
Enfermagem, Esfregaço Vaginal, Saúde da MulherResumen
OBJETIVO: Informar a experiência das acadêmicas na aplicação do processo de enfermagem durante a consulta à mulher que realiza citologia oncótica. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência ocorrido entre os meses de fevereiro a abril de 2014 em uma Unidade Básica de Saúde da Família localizada na Zona Leste de Teresina. As atividades foram executadas através da aplicação do processo de enfermagem. RESULTADO: A aplicabilidade da Sistematização da Assistência de Enfermagem ocorreu durante o Controle do Câncer do Colo do Útero na Estratégia Saúde da Família e procedeu-se por meio das cinco etapas do processo de enfermagem: coletas de dados, diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação de enfermagem. Realizou-se uma busca ativa das mulheres para realização da citologia oncótica, pois anteriormente realizava-se de sete a dez citologias por mês, logo após implementação da atividade foram registrados entre doze e quatorze semanalmente. CONCLUSÃO: A aplicação do processo de enfermagem no momento da realização do exame papanicolau, foi de suma importância para as acadêmicas adquirirem e transmitirem maior conhecimento do câncer de colo uterino, bem como domínio da realização da coleta do material do colo uterino, avaliação cefalocaudal de cada paciente, em especial do aparelho genital.
DESCRITORES: Enfermagem; Esfregaço Vaginal; Saúde da Mulher.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).