SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL:
A UTILIZAÇÃO DO ÍNDICE DE DESEMPENHO DO SUS NA AVALIAÇÃO DA ALOCAÇÃO DOS RECURSOS DOS MUNICÍPIOS
Palabras clave:
Saúde pública, Sistema Único de Saúde, Avaliação em SaúdeResumen
Uma das novas ferramentas de avaliação utilizadas pelo SUS é o IDSUS (Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde) que se propõe a medir o desempenho de cada município e região. O índice é composto por vinte e quatro indicadores, sendo quatorze que medem acesso à saúde e dez que medem a efetividade do sistema. Oportunamente, para este trabalho utilizou-se como universo amostral o Grupo Homogêneo 2, o grupo formado por 94 municípios do país foi analisado por meio de dados provenientes das bases do IDSUS e SIOPS para o ano de 2011 e dados complementares do IBGE e PNUD. Após a estruturação dos dados procedeu-se a análise estatística descritiva e análise de clusters, com o intuito de reagrupar os municípios semelhantes de acordo com as variáveis estabelecidas: nota do IDSUS, população e receita total em saúde per capita. Observa-se que mesmo com a divisão dos municípios por grupos homogêneos e após a utilização de variáveis como população e receita para reagrupá-los, os resultados evidenciaram que existe municípios que apresentam características heterogêneas. Outro achado encontra-se na utilização e cruzamento de duas bases distintas (IDSUS e SIOPS), o que proporcionou a visão sobre o impacto dos recursos em saúde no desempenho dos municípios, o que parece complementar a avaliação de desempenho.
Descritores: Saúde pública, Sistema Único de Saúde, Avaliação em Saúde.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).