SENSIBILIZAÇÃO DE PAIS DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Palabras clave:
Promoção de saúde, Saúde bucal, Paciente especiaisResumen
A saúde bucal dos pacientes especiais no Brasil mostra-se muito precária. Estudos mostram que pais com pouco conhecimento apresentam um menor cuidado em relação à saúde bucal de seus filhos. O presente estudo objetivou avaliar a efetividade de um programa de motivação para higiene bucal direcionado aos responsáveis de crianças portadoras de necessidades especiais, no Centro Integrado de Educação Especial (CIES). Para alcançá-lo observou-se a ocorrência de alteração nos valores do índice de Performance de Higiene Oral (PHP) das crianças e de seus respectivos responsáveis. Estudo prospectivo quantitativo descritivo, com delineamento longitudinal, constituído por 26 crianças especiais e responsáveis analisados na primeira etapa, com perda de 3 participantes da amostra para a segunda etapa, totalizando 23. As análises foram realizadas com nível de significância de 5%. O programa de educação mostrou-se efetivo aos pais, observou-se diminuição na presença de placa destes, a média de PHP inicial foi 1,64, com decréscimo no índice para 1,12. Concluiu-se que a participação nas ações de promoção de saúde realizadas obteve resultado positivo aos responsáveis, não ocorrendo o mesmo à s crianças, mostra-se necessário o acompanhamento odontológico, com o intuito de uma maior estimulação para a real efetividade da higiene bucal destas crianças.
DESCRITORES: Promoção de saúde, Saúde bucal, Paciente especiais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).