Educação e promoção de saúde como estratégia para a reabilitação de pacientes com sequela de AVE

Autores/as

  • Helder Fonseca Mendes

Palabras clave:

Fisioterapia, Educação, Promoção

Resumen

A educação e promoção de saúde se fazem garantindo conhecimentos, aptidões e oportunidades às pessoas para que elas possam tomar decisões e ter atitudes que melhorem suas condições de saúde.  O treinamento para promoção de saúde de pacientes com seqüelas de AVE (Acidente Vascular Encefálico) e cuidadores de pacientes com sequelas de AVE, pode contribuir para melhorar a qualidade de vida e promover o autocuidado. Métodos: Foram feitos estudos de caso com cinco pacientes e seus respectivos cuidadores. Os pacientes responderam ao Índice Funcional de Barthel e os cuidadores a um questionário de conhecimentos a respeito da patologia e participaram de encontros semanais no Hospital Regional de Planaltina, onde foram respondidas suas dúvidas, receberam treinamento e orientações de acordo com o tema proposto para cada reunião e as principais necessidades dos pacientes. Resultados: Quatro pacientes concluíram o estudo. Observamos que todos tiveram melhora no seu estado funcional. O Índice de Barthel inicial médio foi de 52,5 e o final de 85,0 pontos. Os cuidadores se mostraram dispostos a participar do processo de reabilitação dos pacientes apesar de não terem conhecimentos prévios a respeito da doença. Conclusão: Concluímos que os dados apresentados mostram a relevância da educação e da promoção de saúde como estratégias para a reabilitação de pacientes com seqüela de AVE.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Helder Fonseca Mendes

Fisioterapeuta, Especialista em Educação e Promoção da Saúde.

Publicado

2017-07-26

Cómo citar

1.
Mendes HF. Educação e promoção de saúde como estratégia para a reabilitação de pacientes com sequela de AVE. Rev. G&S [Internet]. 26 de julio de 2017 [citado 16 de febrero de 2025];2(2):252-6. Disponible en: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/84

Número

Sección

Estudos de Caso