Modelo para passagem de plantão no Hospital Universitário de Brasília (HUB)
Palabras clave:
Enfermagem, Comunicação, Continuidade da assistência ao paciente, Administração de serviços de saúdeResumen
A passagem de plantão pode ser realizada para atender um requisito relacionado ao planejamento da assistência de enfermagem, requerendo do enfermeiro o resgate de competências técnico científicas, de relacionamento interpessoal, dentre outras, enfatizando a comunicação e gestão. Esse método de comunicação entre a equipe deve ser vista como um momento para a educação, reflexão e entrosamento, sob o enfoque multidisciplinar, objetivando reavaliar condutas, proporcionar crescimento mútuo e melhor desenvolvimento do trabalho. Este estudo visou o fortalecimento desse procedimento, diante da identificação da dificuldade enfrentada pela equipe de enfermagem. O método adotado foi relato de experiência, para a construção de um instrumento para passagem de plantão, que teve como embasamento artigos científicos sobre o tema. A busca foi realizada nas bases de dados CAPES e Scielo. Foi desenvolvido um instrumento de fácil entendimento e compreensão, em forma de checklist e campos dissertativos para sintetizar informações, oferecer qualidade e segurança à assistência de enfermagem. O instrumento deverá ser implantado em janeiro de 2014 em um hospital de ensino localizado na cidade de Brasília.
Palavras chave: Enfermagem. Comunicação. Continuidade da assistência ao paciente. Administração de serviços de saúde.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença