A preceptoria em um programa de residência multiprofissional em oncologia:
carências e dificuldades
Palabras clave:
Preceptoria, Oncologia/educação, Internato e ResidênciaResumen
A preceptoria de residência tem papel determinante na formação em saúde, uma vez que promove a integração da teoria à prática em situações clínicas reais. Este estudo, transversal de natureza descritivo-exploratória, teve como objetivo explicitar os conceitos e práticas dos preceptores do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia (PRMPO) do INCA, bem como suas carências e dificuldades para o exercício da preceptoria. Foram utilizadas como fonte de dados, as informações obtidas por meio de questionário estruturado autoaplicável, não obrigatório e anônimo respondido pelos coordenadores de área profissional componente do programa e pelos preceptores, durante o ano de 2012. Os resultados indicam que há um conceito geral de preceptoria que coincide com as definições tradicionais e que as carências e dificuldades da preceptoria na residência multiprofissional podem ser reunidas em duas principais vertentes: a falta de capacitação didático-pedagógica e ausência de definição institucional formal sobre a atividade de preceptoria, enquanto atuação profissional.
Descargas
Citas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença