Programas de promoção da saúde do trabalhador e suas influências:
uma revisão de literatura
Palabras clave:
Saúde do trabalhador, Promoção da saúde, Serviços de saúde do trabalhador, Revisão sistemática, Gestão de pessoas, Programas de promoção de saúdeResumen
Objetivos: Verificar na literatura especializada estudos sobre os Programas de Promoção da Saúde do Trabalhador (PPST), identificando suas influências nas organizações e na qualidade de vida dos trabalhadores. Métodos: Revisão sistemática nas bases PUBMED e SciELO, nos idiomas português, inglês e espanhol, publicados de janeiro de 2000 a janeiro de 2012, contendo duas etapas de pesquisa. Na primeira utilizou-se como descritores “occupational health AND health promotion”, resultando em 406 artigos. A segunda utilizou como descritores o cruzamento das palavras-chave encontradas na etapa anterior. Após criteriosa análise e inclusão de artigos sugeridos por experts na área, selecionou-se 27 estudos. Resultados: 59,3% dos estudos foram publicados entre 2008-2012, sendo 63% deles no Brasil. O delineamento mais encontrado foram as revisões e o PPST mais recorrente foram as campanhas/programas. Nos trabalhadores foi verificado, dentre outros ganhos, a melhoria da saúde e qualidade da vida, já nas organizações a melhora da produtividade e do absenteísmo. Poucas desvantagens foram encontradas. Conclusão: Verificou-se um aumento no número de publicações sobre o tema, entretanto os PPST ainda são apresentados de forma segmentada. Poucos estudos mostraram as desvantagens da implementação dos PPST, sugerindo um viés de publicação. Contudo, recomendam-se mais estudos abordando esta temática.
Descritores: saúde do trabalhador, promoção da saúde, serviços de saúde do trabalhador, revisão sistemática.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).