Oficinas de formação de multiplicadores da qualidade de laboratórios de pesquisa de uma instituição de saúde
Resumen
Descreve-se a experiência de formação de multiplicadores da qualidade de laboratórios de pesquisa de uma instituição pública de saúde, com apresentação do delineamento e resultados das oficinas. A metodologia utilizada foi a de oficinas em dinâmica de grupo ancorada nas teorias da psicologia de grupos, nos grupos operativos de Pichon Rivière e na educação transformadora e libertadora de Paulo Freire. As oficinas constituíram-se em espaços de promoção da aprendizagem incluindo a participação coletiva e a interdisciplinaridade e foram realizadas reconhecendo as necessidades dos profissionais, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento do grupo para atuarem como multiplicadores da qualidade nos laboratórios da instituição. Durante o processo as atividades foram desenvolvidas a partir da experiência dos profissionais, da apropriação de novos conceitos e do estímulo e orientação dos coordenadores. Os resultados obtidos com essas oficinas demonstraram um aprendizado significativo em relação aos conteúdos teóricos discutidos. Os indicadores do processo grupal permitiram reavaliar e adaptar as ações desenvolvidas a cada encontro. A avaliação final das oficinas, pelos participantes, obteve um índice de 97%. As oficinas revelaram-se como uma estratégia eficaz para o aprendizado em gestão da qualidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença