Práticas educativas em ortopedia e traumatologia:

análise dos enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família

Autores/as

  • Gutembergue Santos de Sousa Secretaria Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás-Pará
  • Maria Goreth Silva Ferreira Universidade do Estado do Pará
  • Kátia Cristina Muradas Costa Monroe Hospital Regional Público da Transamazônica

Palabras clave:

Educação em Saúde, Saúde Coletiva, Enfermagem

Resumen

Introdução: a prática educativa deve ser considerada uma ação que provoca ou sugere uma reação, promovendo uma maior participação dos sujeitos nos processos de tomadas de decisão. Objetivo: analisar as práticas educativas em ortopedia e traumatológica desenvolvidas por enfermeiros que atuam na estratégia de saúde da família. Método: estudo descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com Enfermeiros atuantes nas ESF do município de Altamira-Pa. Utilizou-se o questionário semiestruturado, permitindo o levantamento do perfil dos entrevistados bem como do seu conhecimento acerca do objeto de estudo. A análise dos dados deu-se através de estatística descritiva simples. Resultados: 22% (n=2) dos Enfermeiros pós graduados são especialistas em saúde da família; é marcante a ausência de curso introdutório para as ESF, sendo que 11% da amostra afirmou ter recebido tal curso antes de ingressar no saúde da família; identificou-se que 45% dos entrevistados afirmam conhecer pouco sobre ortopedia e traumatologia e 67% afirmam não trabalhar tal temática por não se tratar de nenhum programa do Ministério da Saúde e por não considerarem existir relação entre ortopedia e traumatologia e os programas de saúde desenvolvidos pela unidade de saúde; apesar disso, 89% afirmam ser importante o desenvolvimento de práticas educativas focadas na ortopedia e traumatologia.

 

Descritores: Educação em Saúde; Ortopedia; Traumatologia; Enfermagem; Saúde da Família.

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Biografía del autor/a

Gutembergue Santos de Sousa, Secretaria Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás-Pará

Especialista em Auditoria em Serviços de Saúde pela PUC-Go;Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela UEPA;Mestre em Saúde na Amazônia pelo NMT/UFPA;

Maria Goreth Silva Ferreira, Universidade do Estado do Pará

Enfermeira. Doutora em Enfermagem (EEAN/UFRJ); Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Hospitalar da Universidade do Estado do Pará.

Kátia Cristina Muradas Costa Monroe, Hospital Regional Público da Transamazônica

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela UFMG. Responsável Técnica pelo Serviço de Nefrologia do Hospital Regional Público da Trasnamazônica, Altamira-Pará/Brasil

Cómo citar

1.
Sousa GS de, Ferreira MGS, Monroe KCMC. Práticas educativas em ortopedia e traumatologia:: análise dos enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família. Rev. G&S [Internet]. 29 de julio de 2016 [citado 22 de diciembre de 2024];(supl.):Pág. 926-948. Disponible en: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3558

Número

Sección

Artigos Originais