Práticas educativas em ortopedia e traumatologia:
análise dos enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família
Palabras clave:
Educação em Saúde, Saúde Coletiva, EnfermagemResumen
Introdução: a prática educativa deve ser considerada uma ação que provoca ou sugere uma reação, promovendo uma maior participação dos sujeitos nos processos de tomadas de decisão. Objetivo: analisar as práticas educativas em ortopedia e traumatológica desenvolvidas por enfermeiros que atuam na estratégia de saúde da família. Método: estudo descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com Enfermeiros atuantes nas ESF do município de Altamira-Pa. Utilizou-se o questionário semiestruturado, permitindo o levantamento do perfil dos entrevistados bem como do seu conhecimento acerca do objeto de estudo. A análise dos dados deu-se através de estatística descritiva simples. Resultados: 22% (n=2) dos Enfermeiros pós graduados são especialistas em saúde da família; é marcante a ausência de curso introdutório para as ESF, sendo que 11% da amostra afirmou ter recebido tal curso antes de ingressar no saúde da família; identificou-se que 45% dos entrevistados afirmam conhecer pouco sobre ortopedia e traumatologia e 67% afirmam não trabalhar tal temática por não se tratar de nenhum programa do Ministério da Saúde e por não considerarem existir relação entre ortopedia e traumatologia e os programas de saúde desenvolvidos pela unidade de saúde; apesar disso, 89% afirmam ser importante o desenvolvimento de práticas educativas focadas na ortopedia e traumatologia.
Descritores: Educação em Saúde; Ortopedia; Traumatologia; Enfermagem; Saúde da Família.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).