Análise da cobertura e resultados do exame papanicolaou em uma unidade básica de saúde
Palabras clave:
Área de Saúde, Prevenção, Políticas de SaúdeResumen
O diagnóstico precoce do câncer de colo de útero é de extrema importância para redução da morbimortalidade provocada por esse tipo de neoplasia. Isso justifica um estudo que analise a cobertura e os resultados do exame Papanicolaou na população usuária do SUS, levando em conta o padrão das alterações e o tratamento proposto, bem como a proporção de mulheres que não comparece para receber o resultado do exame. Com esses objetivos, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa, descritiva e exploratória, utilizando-se os registros de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da região metropolitana do Rio de Janeiro e bancos de dados (SISCOLO e IBGE) referentes ao ano de 2011. Os resultados apontaram cobertura total de 11,25%, resultados alterados em 78,66% dos casos, proporção de 29,90% de exames não entregues, tempo médio entre coleta e chegada do resultado do exame à UBS de um mês e 26 dias e tempo médio entre coleta e entrega do resultado à usuária de quatro meses e seis dias.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).