Gestão de recursos em terapia intensiva:

aplicação de um sistema de informação para organização da fila

Autores/as

  • Fábio Fernandes Neves Universidade Federal de São Carlos
  • Antônio Pazin-Filho Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Palabras clave:

Alocação de recursos para a atenção à saúde, Terapia intensiva, Administração hospitalar, Sistemas de informação, Triagem

Resumen

Objetivo: este estudo teve o objetivo de avaliar o impacto, sobre a mortalidade e a permanência hospitalar, da implantação de um sistema de informação para a organização da fila de espera por leitos de terapia intensiva.

Métodos: foram analisadas, retrospectivamente, todas as internações de pacientes admitidos numa unidade de terapia intensiva de 17 leitos, num período de doze meses antes da introdução do novo sistema de informação (Grupo I; 542; 47,3±21,6 anos; 64,2% masculino) e comparado com o mesmo período após (Grupo II; 479; 48,2±20,2 anos; 65,5% masculino). Os pacientes do Grupo II foram priorizados através da utilização de um sistema de informações que utilizava dados clínicos e administrativos. A mortalidade e a permanência hospitalar foram ajustadas por um modelo multivariado que incluiu idade, gênero, atraso para admissão na unidade de terapia intensiva, índice de comorbidades de Charlson e necessidade de intervenção cirúrgica.

Resultados: a mortalidade hospitalar foi menor no Grupo II (50,3% vs. 42,0%). O odds ratio para o log da permanência hospitalar foi -0,14(-0,21;-0,006) menor no Grupo II. Não foram observadas diferenças no tempo de permanência ou mortalidade durante a internação na unidade de terapia intensiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fábio Fernandes Neves, Universidade Federal de São Carlos

Médico, professor adjunto do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos. Doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto ”“ USP e MBA em Gestão Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas.

Antônio Pazin-Filho, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Médico, professor associado do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto ”“ USP. Doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto ”“ USP e MBA em Gestão de Organizações de Saúde pela Fundace Business School-USP.

Cómo citar

1.
Neves FF, Pazin-Filho A. Gestão de recursos em terapia intensiva:: aplicação de um sistema de informação para organização da fila. Rev. G&S [Internet]. 31 de mayo de 2016 [citado 31 de agosto de 2024];7(2):Pág. 730-741. Disponible en: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3536

Número

Sección

Artigos Originais