Percepção da violência escolar para adolescentes da zona rurícola de Feira de Santana-BA
Palabras clave:
Enfermagem, Educação: AdolescentesResumen
A violência escolar é um fenômeno que cresce de forma vertiginosa causando impactos na sociedade e agravos à saúde. Assim, este estudo teve como objetivo, analisar a percepção da violência escolar para adolescentes da zona rurícola de Feira de Santana ”“ BA. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo. A coleta de dados foi realizada através da observação simples, entrevista semi-estruturada e grupo focal. Participaram 12 adolescentes do ensino fundamental de uma escola pública, com faixa etária entre 12 e 17 anos. Utilizou-se a técnica interpretação dos sentidos e após a análise dos dados foram apreendidos quatro categorias, a saber: violência é uma coisa ruim, violência na escola ocorre de diversas formas, violência na escola pode agravar levando à morte e violência escolar ultrapassa os muros da escola. O estudo revela que os adolescentes possuem conhecimento quanto à s repercussões da violência escolar e mostra que a violência ocorre dentro e fora do ambiente de aprendizagem, revelando a reprodução do modelo violento de convivência social pela escola. Este trabalho torna-se importante por revelar aos profissionais de enfermagem, a necessidade de intensificar a articulação entre a escola e o setor saúde, no tocante aos assuntos concernentes a saúde dos adolescentes, garantindo uma assistência integral.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).