A gestão de materiais médico-hospitalar em hospital público
Resumen
Este estudo foi elaborado com o intuito de elucidar o processo de gestão de materiais médico-hospitalares no Sistema Único de Saúde. O estudo justifica-se pela necessidade de enfatizar a importância deste conhecimento para os profissionais que desempenham atividades em instituições de saúde. Tem como objetivo conhecer o processo da gestão de materiais e sua logística voltada para instituição hospitalar pública. Trata-se de estudo do tipo revisão integrativa da literatura. As etapas metodológicas usadas foram: seleção das questões para revisão; estabelecimento de critérios de seleção da amostra; análise e interpretação dos dados e redação dos resultados. Observou-se que o processo de gestão de materiais influencia de forma significativa no trabalho dos profissionais que atuam diretamente ou indiretamente na assistência a saúde. A necessidade dos profissionais da saúde em envolver-se de forma interdisciplinar na gestão dos materiais é notória, assim acrescentando seu conhecimento em tal processo o que permite a qualidade e especificação correta para a obtenção dos materiais. Entende-se que o setor de compras no hospital é essencial, sua organização proporciona qualidade e presteza na assistência ao paciente. Dessa forma, profissionais necessitam dominar o processo desde a aquisição até a dispensação.
Descritores: Administração Hospitalar. Logística. Saúde.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).