Intoxicações exógenas:
perfil dos pacientes atendidos em um pronto atendimento
Palabras clave:
Perfil de Saúde, Envenenamento, Substancias Tóxicas, Serviços Médicos de EmergênciaResumen
Objetivo: Delinear o perfil dos pacientes intoxicados por substâncias exógenas atendidos em um pronto atendimento (PA). Métodos: Pesquisa quantitativa, descritiva, retrospectiva, transversal e documental, com dados coletados em 323 Fichas de Atendimento Ambulatorial desses pacientes, com período pré-determinado e critérios estabelecidos. Amostragem teórica, não probabilística. Após aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa colheram-se os dados por meio de um instrumento contendo informações dos dados pessoais e do atendimento desses pacientes, os quais foram inseridos em uma planilha eletrônica para posterior análise estatística descritiva. Resultados: Prevaleceu gênero masculino, 32,7 anos como média de idade, convênio SUS, Itajubá como município de residência, zona urbana, horário de chegada ao PA das 13h00min à s 19h00min e 39% dos sujeitos não foram classificados na triagem clínica. Dos que foram classificados, sobressaiu 30 minutos como tempo decorrido entre a triagem e o atendimento médico, diarreia e/ou vomito como fluxograma de apresentação, mais de duas horas como tempo decorrido entre a intoxicação e a assistência médica, via oral como via de exposição, forma proposital como a forma de contaminação, álcool como agente causador da intoxicação, alta hospitalar como desfecho do caso, seis a 12 horas como número de horas que permaneceu em observação na unidade, vômito como sinais e sintomas e intoxicação alimentar como diagnóstico médico. Conclusão: Há necessidade de adotar medidas adequadas visando à amenização da realidade evidenciada.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).