VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NAS REGIÕES DO BRASIL:
A VERSÃO DA MIDIA PARAENSE
Palabras clave:
Violência Contra a Mulher, Cuidados de Enfermagem, JornaisResumen
O estudo objetivou analisar a violência contra a mulher nas regiões do Brasil narrada pela mídia impressa paraense. Pesquisa exploratória, de natureza quantitativa. Foram consultados 1.612 exemplares de um jornal regional, publicados no período de agosto de 2006 a dezembro de 2010, sendo selecionadas 974 notas sobre a violência contra a mulher. Destas, foram incluídas no estudo, 956 notas sobre a violência contra a mulher residente em outras regiões do Brasil, independente do local de nascimento e faixa etária. Das 956 notas analisadas, 23,3% narravam a violência contra a mulher na região Sudeste, 3,9% na região Nordeste, 2,8% na região Sul, 1,3% na região Centro-Oeste e 68,7% na região Norte. Dentre os resultados obtidos, observou-se que mulheres vítimas de violência nos estados das regiões do Brasil apresentavam faixa etária entre 01 a 20 anos, altos índices de violência foram ocorridos na residência onde o fator predominante foi a violência física. A mídia do Estado do Pará possibilita veicular de forma clara os casos de violência contra mulher de outros estados brasileiros, informando que esses fenômenos invadem sua vidacotidiana, de suas famílias e da sociedade, pretendendo sinalizar e alertar as autoridades públicas e a população de modo geral.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).