Revisão da literatura sobre motivação para o autocuidado na atenção primária em saúde

Autores/as

  • Aline Esteves Pacheco
  • Maria José Moraes Antunes UNASUS - UFMG NESCON: Curso de Especialização em Saúde da Família

Palabras clave:

Políticas de Saúde

Resumen

O cuidado tem repercussão na saúde das pessoas e cuidar ou ser cuidado depende de práticas em benefício do indivíduo, para a manutenção da vida, a saúde e o bem estar. Na compreensão do tema foi possível refletir acerca dos diferentes motivos e fatores que motivam as pessoas a se auto cuidarem. Justificou este estudo o compromisso da autora com o desenvolvimento da atenção primária em saúde, relacionada com a qualidade de vida e com o empoderamento individual e de grupos sociais. Para tanto foram selecionados artigos publicados pertinentes ao tema, selecionados em bases de dados nacionais, já que oferecem atualmente recursos de busca internacional. Como resultado observou-se que as estratégias da educação para a saúde, a organização do processo de trabalho por problemas e o respeito à individualidade e aos direitos das pessoas, são fatores que podem estimular o autocuidado permanente. O fortalecimento da pessoa fragilizada possibilita o enfrentamento positivo dos desafios, assegurando a elaboração de projetos de saúde adequados às particularidades de cada comunidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Esteves Pacheco

Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal de Alfenas. Especialista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou na Atenção Primária e no nível central da Secretaria de Saúde de sua cidade natal, Divinópolis.

Maria José Moraes Antunes, UNASUS - UFMG NESCON: Curso de Especialização em Saúde da Família

Enfermeira. Doutora e orientadora de TCC em cursos de especialização.

Cómo citar

1.
Pacheco AE, Antunes MJM. Revisão da literatura sobre motivação para o autocuidado na atenção primária em saúde. Rev. G&S [Internet]. 6 de octubre de 2015 [citado 19 de diciembre de 2024];6(3):Pág. 2907-2918. Disponible en: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3288

Número

Sección

Artigos de Revisão