Organização e estruturação de uma unidade de pronto atendimento no sul do Brasil
Palabras clave:
Gestão, Saúde públicaResumen
Objetivo do estudo: compreender os principais desafios de um serviço de saúde pública, no que tange a sua organização e a estruturação. Método: o presente estudo é de abordagem qualitativa, tipo descritiva e exploratória. Os dados foram coletados no mês de agosto de 2013. Na interpretação dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Os sujeitos da pesquisa foram 17 trabalhadores da equipe multiprofissional de atendimento à urgência e emergência. Na apreciação dos dados, utilizou-se análise de conteúdo. Resultados e Discussões: a partir da análise dos dados coletados, emergiram as seguintes categorias: ‘desafios na gestão do serviço de saúde: estruturação, financiamento e organização da atenção’ e ‘desafios na organização da atenção em saúde’. Os resultados indicam que existem sérios problemas de estruturação e de organização dos serviços, em especial ao processo de trabalho. Conclusão: o estudo permitiu entender que há diversas fragilidades, sobretudo no que diz respeito à organização e estruturação do serviço de saúde.
Descritores: gestão em saúde; administração pública; gestão de qualidade; gestão de serviços de saúde.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença