Análise da segurança e saúde ocupacional do pescador no porão de barcos de arrasto de fundo
Palabras clave:
Gestão, Saúde do TrabalhadorResumen
A segurança e a saúde do pescador são de extrema importância no setor pesqueiro. O objetivo desta pesquisa foi analisar os riscos ocupacionais para funcionários de barcos camaroneiros durante o processo de descarga interna do pescado. A metodologia utilizada foi o estudo de caso descritivo em barcos de arrasto de fundo, no município de Niterói, RJ, Brasil. Utilizou-se como instrumental de pesquisa o software WinOWAS, um termômetro e um formulário para análise da função do trabalhador no período de junho de 2011 a fevereiro de 2012. Observou-se que há riscos aos trabalhadores neste local como a temperatura muito baixa, o uso do metabissulfito de sódio, movimentos repetitivos, riscos biológicos e acidentes. Esta atividade é reconhecida como de fragilidade do trabalho exercido pelo pescador. Concluiu-se que a segurança e a saúde do pescador fazem parte de um conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes, eliminando condições inseguras do ambiente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).