Iniquidade e exclusão social:
estudo com pessoas em situação de rua em Ribeirão Preto/SP
Palabras clave:
Políticas de SaúdeResumen
Este artigo apresenta discussão sobre o processo de produção e finalidade de um documentário, produto de uma pesquisa desenvolvida com pessoas em situação de rua no Município de Ribeirão Preto, realizado pelo Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP com o apoio do Fundo de Cultura e Extensão da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, nos anos de 2012 e 2013. A pesquisa caracterizou-se como um estudo do tipo etnográfico, qualitativo, cuja técnica de coleta de dados foi entrevistas abertas de histórias de vida. A partir desta pesquisa foi realizado um documentário, o qual traz relatos de vida de onze moradores de rua que se interconectam permitindo uma compreensão das condições sociais, econômicas, históricas e culturais que desencadearam na ruptura de suas redes sociais de suporte (família, educação e trabalho). A finalidade do documentário foi, além de compreender as condições geradoras da situação de rua, conhecer o cotidiano e as perspectivas de vida dos sujeitos e provocar reflexão na sociedade sobre a problemática social envolvida e mobilizar diversos setores para a construção de estratégias de enfrentamento à exclusão social.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).