Ebolavirus:
preparados ou não?
Palabras clave:
Gestão em Saúde, Políticas de SaúdeResumen
O atual surto de ebola tem devastado centenas de vidas, preocupando a comunidade cientifica devido à alta letalidade e difícil controle. Objetivamos observar quais os principais desafios para o controle do vírus e entender a importância de uma gestão prévia para diminuir a propagação da doença, visando precaver um possível surto. Trata-se de uma revisão de literatura a partir das bases de dados em saúde, na qual se realizou a busca por artigos publicados no período entre 2006 a 2014. Constatou-se que a uma gestão prévia com treinamento básico sobre definições, vigilância e melhorias no nível de preparação dos profissionais que lidarão com possíveis casos da doença está diretamente relacionada com um controle mais efetivo do surto. Dessa forma, fica claro que o Brasil, mesmo com pequenas chances de ter uma epidemia de Ebola, deve tomar medidas que visem o treinamento e capacitação dos profissionais de saúde para lidar com possíveis casos suspeitos, sendo este treinamento não limitado apenas a grandes centros, ou locais de possíveis chegadas de pessoas infectadas, já que nosso país possui dimensão continental, sendo necessárias medidas que visem descentralizar, não só o conhecimento como também o diagnóstico, manejo e tratamento dos casos suspeitos.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).