Contribuição do profissional farmacêutico na melhoria da qualidade de vida de mulheres climatéricas
Palabras clave:
Ciências da Saúde, Atenção FarmacêuticaResumen
No período do climatério, como consequência do hipoestrogenismo que se instala, surgem sintomas vasomotores, atrofia vaginal, disfunções sexuais, sintomas urinários, além do aumento de risco para doença cardiovascular e osteoporose. Fatores biopsicossociais podem determinar a ocorrência de manifestações psíquicas, exteriorizadas por irritabilidade, nervosismo, depressão e ansiedade, causando uma diminuição na qualidade de vida desta população em geral. Este artigo tem como objetivo avaliar a contribuição do profissional farmacêutico na melhoria da qualidade de vida de mulheres climatéricas. Para alcançar os objetivos propostos nesse trabalho, foi realizados uma pesquisa com procedimentos bibliográficos, exploratórios e de natureza qualitativa. Concluiu-se que a assistência farmacêutica é essencial para melhorar a qualidade de vida de mulheres no climatério, uma vez que esse profissional é responsável pelo tratamento farmacológico, visando sempre obter resultados satisfatórios e concretos que melhorem a qualidade de vida do paciente.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).