Determinantes sociais da violência na saúde de populações da América Latina
Palabras clave:
Saúde Coletiva, Saúde e SociedadeResumen
Realizou-se um levantamento bibliográfico para abordar os determinantes sociais da violência na saúde de populações vulneráveis da América Latina, elencando aspectos teóricos, históricos e sociais. A violência de gênero na sociedade contempla diferenças salariais, agressões físicas, psicológicas e sexuais; entre idosos nas formas socioeconômicas, raciais, políticas e familiares; a juventude constitui formas de coletivização, indicando que o tradicional não corresponde à s demandas; no trabalho há o reflexo do neoliberalismo, onde indivíduos são forçados ao trabalho precário; o excesso de violência urbana deriva da desigualdade de renda, do pequeno contingente policial e de baixas taxas de encarceramento. Constata-se que o medo e a insegurança repercutem atitudes violentas, custando caríssimo para a população e perpetuando um ciclo vicioso de desigualdade e exclusão.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).