Indicadores-chave para medida de desempenho:
uma proposta para o caso das operadoras de planos de saúde
Resumen
Embora a implementação e medição de indicadores seja uma forma de se controlar e gerenciar os negócios, as empresas do setor de serviços de saúde ainda carecem da disseminação e do uso de ferramentas para o controle de desempenho. Este trabalho é o resultado de uma pesquisa exploratória realizada numa operadora de planos de saúde. O foco do estudo foi uma análise de indicadores de gerenciamento e controle de gastos comparando perspectivas de diferentes abordagens. Com base em informações secundárias, obtidas no site da ANS, no site da instituição analisada, nos documentos averiguados e em material divulgado na imprensa, o método escolhido foi o estudo de caso da aplicação do Key Performance Indicator (KPI) e uma análise comparativa com o Balance Scorecard. A pesquisa concluiu que a implementação do KPI mostra-se uma ferramenta de gestão aderente à s necessidades das empresas do segmento, uma vez que os indicadores levam em conta as especificidades da empresa, informando de forma clara e objetiva os aspectos importantes para o gerenciamento do negócio.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).