ENSINO DA MATEMÁTICA COM FERRAMENTAS MEDIADORAS: MOODLE COM GEOGEBRA E WEBQUEST A FAVOR DO APRENDIZADO DE SABERES MATEMÁTICOS
Resumen
Muito se tem pensado em como tornar o ensino e o aprendizado dos conteúdos e conhecimentos científicos mais significativos, de modo a colaborar com a educação. Nesse sentido, cabe ao professor conhecer aspectos inerentes ao comportamento humano, intermediar e facilitar a interpretação das informações que chegam aos alunos, fazendo com que essas informações se transformem em conhecimento. Portanto, o profissional da educação tem visto seu papel de transmissor de informações passarem para o facilitador da transformação dessas informações em conhecimento, processo que depende tanto do professor quanto do aluno. Destarte, este trabalho apresenta alguns aspectos inerentes
ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática, destacando o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) como ferramentas mediadoras e auxiliadoras desse aprendizado. Apresenta também, um ambiente virtual de aprendizagem, o Moodle que engloba o software Geogebra apresentado em uma WebQuest para que juntos possam servir futuramente para o ensino e aprendizado da Matemática na Faculdade de Tecnologia de Ourinhos-Fatec, São Paulo - Brasil. Espera-se, por meio deste trabalho, poder contribuir com discussões e reflexões de algumas questões emblemáticas dessa nova prática e modalidade, bem como difundir e fomentar o uso do aplicativo Geogebra.
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Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
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