Incerteza da viabilidade econômica de um projeto portuário:
uma aplicação da simulação Monte Carlo
Palabras clave:
GestãoResumen
O ARTIGO PROCUROU DEMONSTRAR A VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA ANALISANDO AS INCERTEZAS DE UM PROJETO DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGA, EM ESPECIAL A CELULOSE, DO PORTO DE PARANAGUÁ. PARA ISSO FORAM ANALISADOS O ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICO, OPPERACIONAL E AMBIENTAL (EVTEA) ELABORADO PELA EBP (ESTRUTURADO BRASILEIRA DE PROJETOS) DA ÁREA DENOMINADA PAR01 E O ESTUDO DA KLABIN ELABORADO PELA AGÊNCIA PORTO DE CONSULTORIA PARA MESMA ÁREA. CONSTATOU-SE SIGNIFICATIVAS DIFERENÇAS EM ALGUMAS VARIÁVEIS DO FLUXO DE CAIXA DO PROJETO, RECEITA; CUSTO OPERACIONAL E INVESTIMENTO. PARA INCLUIR NA ANÁLISE AS INCERTEZAS ENCONTRADAS NESSAS VARIÁVEIS UTILIZOU-SE A METODOLOGIA MONTE CARLO. OS RESULTADOS APONTARAM PARA UMA SIGNIFICATIVA VIABILIDADE PARA ESTE TIPO DE PROJETO, O VALOR PRESENTE LÍQUIDO MÉDIO ENCONTRADO FOI DE R$ 114 MILHÕES E A TAXA INTERNA DE RETORNO DE 19,25% AO ANO. DEMONSTRANDO QUE PROJETOS DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGA PELOS PORTOS BRASILEIROS SÃO PROJETOS EXTREMAMENTE VIÁVEIS DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO E FINANCEIRO.
Descritores: INCERTEZA; SIMULAÇÃO MONTE CARLO; VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA DE PROJETOS; VALOR PRESENTE LÍQUIDO; TAXA INTERNA DE RETORNO.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).