Análise da viabilidade de sistemas de geração de energia elétrica a partir de subprodutos do setor sucroalcooleiro
Palabras clave:
GestãoResumen
A busca por combustíveis alternativos tem apresentado um crescimento acentuado por razões econômicas e ambientais. Um dos recursos renováveis, que têm suscitado grande interesse é a biomassa. No Brasil o cultivo da cana de açúcar tem crescido em aproximadamente 65% entre 2005 e 2013, a utilização dos resíduos do processamento, bagaço e vinhaça, com intuito de geração de energia elétrica (EE), constitui-se como alternativa de comercialização dos excedentes de EE provenientes deste processo. Este trabalho objetiva a elaboração de um modelo de simulação que permita analisar o processo de gestão em sistemas de geração, sob a ótica do investidor, utilizando como combustível o bagaço e/ou a vinhaça considerando os aspectos técnicos, econômicos e regulatórios do setor elétrico brasileiro. A construção do modelo de simulação será baseada na técnica de dinâmica de sistemas, sendo utilizado como base para análise econômica um modelo, o qual contemple o uso do bagaço e a utilização de ambas (bagaço e vinhaça). Tomou-se como estudo de caso o setor sucroalcooleiro de Mato Grosso do Sul, contextualizando as diversas características dos mecanismos de inserção incentivada para fontes de energia alternativa renovável atualmente em curso. Resultando em um ambiente computacional capaz de analisar e diagnosticar as relações das variáveis de interesse e como cada uma interage com o modelo proposto.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).