Abordando a sexualidade com adolescentes em uma escola pública:
um relato de experiência
Palabras clave:
EducaçãoResumen
No contexto escolar, educar para a saúde consiste em oportunizar crianças e adolescentes de conhecimentos que os ajudem a fazer opções e tomar decisões adequadas à sua saúde. A ausência de informação incapacita e/ou dificulta este processo, tornando-se importante a abordagem da Educação para a Saúde na escola. O objetivo do estudo é relatar uma experiência de promoção da saúde no contexto das doenças transmissíveis vivenciada com adolescentes em uma escola pública do município de Teresina-PI. Trata-se de um estudo de natureza descritiva do tipo relato de experiência, desenvolvida em escola pública da zona leste do município de Teresina-PI. Os sujeitos foram 53 adolescentes do 7ª a 9ª ano do ensino fundamental. O trabalho de Educação em Saúde aconteceu em dois encontros. No primeiro, houve a sensibilização dos alunos para o tema sobre os meios de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST) e a dificuldade de falar no assunto. No segundo momento, realizou-se a discussão com dinâmicas voltadas para os temas, relacionando o conceito preexistente dos adolescentes com os conhecimentos adquiridos durante as atividades na escola. Proporcionar esclarecimentos aos jovens relacionados à s DST e dinamizar o processo educativo repercutindo em mudanças de comportamento sobre a prevenção dessas doenças.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença