TRINTA ANOS DE AVANÇOS POLITICOS E SOCIAIS E OS NOVOS DESAFIOS PARA O ENFRENTAMENTO DA AIDS
Palabras clave:
Políticas Públicas, Políticas de SaúdeResumen
O presente trabalho constitui-se de uma síntese histórica das três décadas de enfrentamento da Aids no Brasil, que teve como alicerce teórico artigos científicos e documentos oficiais do Ministério da Saúde e textos da legislação brasileira. Constata-se que a resposta do Governo Federal aconteceu quando a doença já se encontrava instalada no País, e embora grandes avanços tenham sido obtidos nos últimos anos, persistem muitos desafios, como “desestigmatizar” a doença, melhorar a qualidade de vida das pessoas que (con)vivem com a doença, efetuar o diagnóstico precoce, articular as políticas públicas com a sociedade civil organizada, incorporar o conceito de vulnerabilidade e diminuir situações de risco. Para tanto, é necessário que as políticas públicas levem em conta as novas demandas médicas e psicossociais, visando à integralidade e à melhoria crescente dos serviços prestados.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).