PERFIL DA MORTALIDADE MATERNA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO EM 2010

Autores/as

  • Thaís de Almeida Brasil Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Adriana Cristina Rodrigues D'Angeles Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC-RJ)

Palabras clave:

Gestão, Saúde pública, Epidemiologia

Resumen

A morte materna é um problema de saúde pública mundial, sendo evitável na maioria dos casos. O objetivo deste estudo foi descrever o perfil das mulheres que faleceram no ano de 2010 classificadas como óbito materno no município do Rio de Janeiro (MRJ). Tratou-se de um estudo do tipo descritivo, cuja fonte de dados foi o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), Módulo de Investigação do SIM e o Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC). Aos resultados, o MRJ no ano de 2010 obteve 61 óbitos maternos. Verificou-se que majoritariamente as falecidas tinham entre 14 a 29 anos, solteiras, cor definida como parda e com no máximo de 4 a 7 anos de estudo. Quanto ao histórico gestacional, 54% das mulheres tiveram nenhuma ou apenas uma gestação anterior, com 72% sem quaisquer abortos anteriores. Apenas 28% destas mulheres fizeram minimamente as 6 consultas pré-natal preconizadas pelo Ministério da Saúde. Problemas relacionados à hipertensão arterial foram definidos como principal causa básica do óbito materno no município em 2010. Ainda que avaliando um determinado ano, conclui-se que o MRJ precisa intensificar os esforços políticos, econômicos e sociais para tentar diminuir o impacto dos óbitos maternos dentro do seu município.

Palavras-Chave: Mortalidade Materna - Perfil Epidemiológico - Saúde da Mulher

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thaís de Almeida Brasil, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Acadêmica Bolsista da SMSDC-RJ, modalidade Saúde Coletiva, no período de abril a dezembro de 2012.

Adriana Cristina Rodrigues D'Angeles, Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC-RJ)

Enfermeira sanitarista da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC-RJ). Mestre em Ciências na área de Saúde Pública, subárea de Epidemiologia Geral pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ)

Cómo citar

1.
Brasil T de A, D’Angeles ACR. PERFIL DA MORTALIDADE MATERNA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO EM 2010. Rev. G&S [Internet]. 2 de febrero de 2015 [citado 18 de junio de 2024];6(1):pag. 66-78. Disponible en: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2528

Número

Sección

Artigos de Pesquisa