Atenção básica e o uso de álcool e drogas por adolescentes:
prevenção e conduta
Palabras clave:
Politicas de Saúde, Atenção Básica em Saúde, Saúde PúblicaResumen
A adolescência é um período especial na vida do indivíduo, de transformação no âmbito emocional, psíquico, cognitivo e social. O adolescente muitas vezes é pressionado a iniciar consumo de álcool e drogas para aceitação coletiva. Nesse intuito, o presente trabalho aborda o tema: uso de álcool e drogas por adolescentes, bem como o papel da atenção básica. O trabalho se trata de um estudo quantitativo, descritivo e transversal, de uma população abrangida por uma Unidade Básica de Saúde de Cuiabá. Fundamentado em ampla revisão bibliográfica, seguindo regulamentação do Ministério da Saúde, Código de Ética Médica, Estatuto da Criança e do Adolescente. Tem-se dentre os resultados que 17% dos adolescentes afirmam já terem ficado embriagados; 12% dos adolescentes fez ingestão de bebida alcoólica no ultimo mês; dentre outros dados, 8% fazem uso de bebida alcoólica com o consentimento de seus pais ou responsáveis. Neste quadro, questiona-se o papel da atenção básica de saúde, com base na Estratégia de Saúde da Família, e sua necessidade de identificar adolescentes que estão vulneráveis, pois tendem a não procurarem auxílio por se sentirem criminalizados. Conclui-se que deve haver uma abordagem multiprofissional com base na Estratégia Saúde da Família, com o intuito de desenvolver a dinâmica do atendimento em saúde básica, voltada para a prevenção, diagnóstico e tratamento de jovens em situação de risco para o uso de álcool e drogas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).