Acreditação dos serviços privados de assistência odontológica
Palabras clave:
Acreditação, Qualidade, Instituições de saúde, Gestão em Saúde, OdontologiaResumen
A escassez de informações sobre a acreditação na área da Odontologia motivou esse estudo, que teve por objetivo elaborar e testar um questionário estruturado para simular a avaliação para acreditação nessa área. Trata-se de um estudo piloto, descritivo e com abordagem quantitativa. Empregou-se a metodologia da Organização Nacional de Acreditação, em nível I, acrescida de um questionário estruturado com anotações específicas constituído de seis seções: gestão e liderança, atendimento ao paciente, diagnóstico, apoio técnico, abastecimento e apoio logístico e infraestrutura. O Conselho Regional de Odontologia do Espírito Santo selecionou, aleatoriamente, 50 profissionais inscritos para o desenvolvimento do estudo.A amostra constitui-se de 12 unidades prestadoras de serviços de assistência odontológica, do tipo pessoa física.Os resultados mostram que 100% das instituições odontológicas visitadas não seriam acreditadas em nível I, de acordo com o Manual brasileiro de acreditação das instituições prestadoras de serviços de saúde, publicado pela Organização Nacional de Acreditação em 2010, e as adequações propostas pelos autores. Concluiu-se que o instrumento foi adequado para simular o processo de avaliação para acreditação em nível I dos serviços de assistência odontológica, embora ajustes sejam necessários para sua validação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).