Concepções diferentes sobre redução de danos em centros de referência para DST/HIV/AIDS do Distrito Federal
Palabras clave:
Redução de danos, DST/HIV/AIDS, Usuários de drogas injetáveisResumen
Introdução: Redução de Danos refere-se a um conjunto de medidas de saúde pública cuja meta é minimizar danos decorrentes do uso ilegal de drogas. Na Secretaria de Saúde do Distrito Federal o Programa de Redução de Danos (PRD) está ligado à Gerência de DST/AIDS e teve sua implantação a partir de 1999. As ações deste programa são desenvolvidas por um grupo de voluntários que atua em várias cidades satélites, sem fazer parte do sistema formal da rede pública de atenção à saúde. Objetivo: Avaliar o grau de informação científica das atividades de redução de danos, nas populações de risco, pelos profissionais de cinco Centros de Referência para DST/HIV/AIDS do Distrito Federal. Método: Estudo observacional, analítico, transversal e descritivo, desenvolvido junto aos servidores desses cinco centros. Resultados: Destaca-se que mais de 70% dos profissionais dos centros estudados não dispõe de informação sobre o projeto e as atividades desenvolvidas pelo PRD. Somente uma unidade de saúde apresentou conhecimento satisfatório, com índice de 86,7% referido pelos profissionais. Conclusão: é necessário sensibilização das equipes, proporcionada pelas chefias imediatas, para maior esclarecimento sobre Redução de Danos, de modo que o programa seja incluído como parte das ações desenvolvidas na atenção primária em centros de referência.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).