Fatores associados na mortalidade por câncer de mama no noroeste paranaense
Resumen
O câncer é um processo patológico que se inicia quando uma célula anormal é transformada pela mutação genética do DNA celular, sendo o câncer de mama geralmente indolor. Objetivou-se analisar o comportamento da mortalidade por câncer de mama em mulheres residentes no município de Maringá-PR no período de 2000 a 2009. Utilizou-se o Sistema de Informação do Sistema Único de Saúde (DATASUS), para variáveis relacionadas à raça/cor, estado civil, escolaridade, idade, local de ocorrência do óbito. Os dados foram analisados descritivamente e pelo teste qui-quadrado de Yates Corrigido considerando intervalo de confiança de 95% com nível de significância de 5%. Ocorreram 216 óbitos por câncer de mama havendo maior prevalência em mulheres com 60 a 80 anos (58,4%), de raça/cor branca (90,2%) e com companheiros (53,8%). Mulheres acima de 60 anos e com baixa escolaridade apresentaram maiores chances para mortalidade por câncer de mama sendo estatisticamente significativo (OR95%=4,45; p=<0,0001).
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença