Prevalência de alcoolismo em internações hospitalares na emergência psiquiátrica
Resumen
A emergência psiquiátrica é utilizada para tratamento de pessoas com transtorno mental funcionando 24 horas, seguindo o novo modelo de atenção à saúde mental preconizado pelo Ministério da Saúde, criando opções de atendimento, com foco centrado na reintegração do paciente ao seu meio social e familiar. O estudo objetivou caracterizar as internações de pacientes na Emergência Psiquiátrica no Hospital Municipal de Maringá no período de Janeiro de 2009 a junho de 2010. Foram incluídas e selecionadas o total de 1548 internações, com transtorno de comportamento decorrente do uso do álcool. Predominância nas internações do sexo masculino com 88,6%, a faixa etária predominante em ambos os sexos foi a de 41-51 anos, com 59,75%, sendo a maioria das internações de pacientes residentes em Maringá. Encaminhados ao Hospital Psiquiátrico foram 46,18% das internações, diagnosticados em sua maioria em transtorno mentais e comportamentais devido ao uso de álcool, CID-10 F10, com 720 (46,51%) das internações. O marco legal da Reforma Psiquiátrica, ratificou, garantindo a universalidade de acesso e direito à assistência, bem como à sua integralidade; a descentralização do modelo de atendimento, configurando redes assistenciais mais atentas à s desigualdades existentes, ajustando de forma equânime e democrática suas ações à s necessidades da população.
PALAVRA-CHAVE: Síndrome de abstinência a substância; Transtornos relacionados ao uso de álcool; Intoxicação alcoólica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).