Educação profissional técnica de nível médio em enfermagem:
perfil sócio econômico dos professores de um município do estado de São Paulo
Resumen
Ao longo da história da enfermagem no Brasil, tentou-se de várias maneiras aprimorar a formação dos técnicos e auxiliares, mas pouco foi investido nos enfermeiros professores desta área. Este estudo teve como objetivo traçar o perfil sócio econômico dos professores dos cursos de educação profissional em enfermagem de um município do interior do estado de São Paulo, com a intenção de conhecer esses profissionais que atuam como docentes no preparo dos trabalhadores da saúde, ou seja, quem são esses docentes, qual a sua graduação e a formação pedagógica e suas relações de trabalho. É um estudo descritivo exploratório de natureza quantitativa. A coleta de dados foi feita através de um questionário sócio econômico aplicado aos professores. O estudo contou com 14 participantes. Desse total, 57.2% são do sexo feminino; 42.8% são solteiros; 50% estão na faixa etária entre 30 a 39 anos; 37.5% já são formados há um período de 6 a 10 anos; 71.4% não possuem licenciatura; 52.7% possuem especialização em formação docente; 64.3% mantêm um contrato de trabalho de hora/ aula com a instituição onde lecionam, 71.4% têm outro emprego concomitante à docência.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).