Imagens da violência juvenil na mídia impressa valadarense:
um caso de saúde pública
Palabras clave:
Saúde pública, Políticas de saúde, Políticas sociaisResumen
Trata-se de um estudo que teve por objetivo mapear, na mídia impressa ”“ Jornal Diário do Rio Doce (DRD), as imagens dos adolescentes envolvidos em eventos violentos, como vítima e/ou autor, no perímetro urbano de Governador Valadares ”“ MG durante o período de janeiro a dezembro de 2010. O método utilizado foi o descritivo e exploratório; inclui-se a combinação de descrições quantitativas com qualitativas, oriundas da análise das categorias previamente estabelecidas e da análise da literatura pertinente ao tema. Os tipos de violência foram classificados segundo os Registros de Eventos de Defesa Social e seus locais de ocorrência distribuídos nas respectivas Áreas Integradas de Segurança Pública. As imagens encontradas refletem incidência maior de adolescentes do sexo masculino na faixa etária de 16 anos, com 36% na categoria vítima e 27% na categoria autor, envolvidos em eventos de caráter urbano e letal: tráfico de drogas na categoria autor (47%); e homicídios na categoria vítima (34%). Ações de redução e prevenção de danos nessa faixa etária se constituem em tarefa desafiante para os profissionais de Saúde da Família - dentre estes o enfermeiro -, uma vez que estão em maior contato com a realidade vivenciada pelas famílias, favorecendo a identificação e abordagem dos grupos mais vulneráveis.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença