O impacto do plano diretor da atenção primária à saúde em municípios de Minas Gerais:
a visão dos gestores
Palabras clave:
Gestão, Planejamento em Saúde, Atenção Primária à SaúdeResumen
O objetivo deste estudo é analisar o impacto do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde (PDAPS) no cotidiano da atenção à saúde, segundo a visão dos gestores municipais. Trata-se de uma abordagem qualitativa e tem como referencial teórico-metodológico a dialética, foram cenários da pesquisa seis municípios que apresentavam diferentes faixas populacionais e o instrumento utilizado para coleta de dados foi uma entrevista com roteiro semi-estruturado com os gestores e profissionais da Atenção Primária a Saúde (APS). Os resultados indicam que a qualificação da APS foi apresentada pelos gestores por meio da percepção de mudanças ocorridas após o processo de implantação do PDAPS. A reorganização ocorreu devido à incorporação de ferramentas de trabalho, tais como mapeamento, acolhimento, programação local, protocolos e diretrizes clínicas para normatizar processos, ações e condutas na APS. Além da incorporação de ferramentas, destaca-se a qualificação dos profissionais, potencializando-os como transformadores do fazer em saúde. Conclui-se que o maior impacto da implantação do PDAPS refere-se ao conhecimento e utilização dos instrumentos de trabalho, existentes para uma APS com melhores indicadores de saúde e maior resolubilidade da assistência.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).