O IDEAL E O REAL NO PERFIL DE TUTORES E ALUNOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores/as

  • Priscilla França Fernandes Universidade de Brasília

Palabras clave:

Educação, Gestão, Educação a distância, Perfil, Tutores, Alunos

Resumen

Introdução ”“ A educação a distância (EAD) tem tido um importante papel na inclusão social, coma promoção e a capacitação de profissionais no mercado de trabalho. Os mesmos motivos que favorecem o ingresso de alunos aos cursos a distância agem contrariamente, e a taxa de evasão de estudantes nesses cursos mantém-se elevada. Sendo assim, a análise dos perfis de alunos e tutores faz-se importante para entender as razões que levam a essa evasão. Objetivo ”“ Conhecer as características esperadas pelo público da EAD e o perfil atual dos seus tutores e alunos, com vistas à comparação entre o ideal e o real nessa modalidade de ensino, para compreensão da permanência ou não desses atores. Material e Método - Estudo de revisão bibliográfica, realizada a partir do levantamento de artigos indexados nas bases de dados SciELO, Medline e Lilacs. Conclusão - Grandes são os desafios para a EAD, principalmente no que tange às tecnologias e perfil de atores nela envolvidos. Assim, torna-se necessário repensar a prática educativa, de maneira que se minimizem os efeitos negativos desse processo. Entretanto, percebe-se que não há um modelo padrão de tutor, pois cada sistema organiza o seu, em conformidade com as necessidades específicas dos cursos ofertados e a clientela atendida.

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Biografía del autor/a

Priscilla França Fernandes, Universidade de Brasília

Fisioterapeuta pela Universidade Paulista, Especialista em Cardiorrespiratória pela Universidade Federal de São Paulo, Mestranda pela Universidade de Brasília, Departamento Ciências da Saúde, área de concentração Saúde Coletiva

Publicado

2017-07-31

Cómo citar

1.
Fernandes PF. O IDEAL E O REAL NO PERFIL DE TUTORES E ALUNOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Rev. G&S [Internet]. 31 de julio de 2017 [citado 22 de diciembre de 2024];3(1):1432-9. Disponible en: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/171

Número

Sección

Artigos de Revisão