INTERAÇÃO TUTOR-ALUNO NO CASO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA PARA ADMINISTRADORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CESAD/UFS
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EducaçãoResumen
Através de e-mails e das mensagens postados na plataforma MOODLE nota-se uma dificuldade na comunicação e interação entre tutores e alunos da disciplina Matemática para Administradores na modalidade a distância do curso de Administração Pública Bacharelado da Universidade Federal de Sergipe. Torna-se necessária a análise dos processos pelos quais se dá a interação entre o tutor e o aluno, bem como esta interação influencia na aprendizagem dos alunos, elencando as principais dificuldades enfrentadas por eles na disciplina Matemática para Administradores. Este artigo tem como objetivo construir um panorama sobre a interação tutor-aluno estabelecido na plataforma MOODLE do Centro de Educação Superior a Distância (CESAD) para a disciplina Matemática para administradores durante o período 2012.1. Para tanto, foi coletado todo o material disponível na plataforma MOODLE, que suporta o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) desta instituição: textos, mensagens dispostas nos fóruns, chats e atividades a distância. Foi realizada uma analise de discurso qualitativo para os dados coletados e elaborado um quadro entre as principais dificuldades e as possibilidades de melhoria dos pontos abordados. CORRÊA (2007) ressalta a importância da existência de ferramentas que possibilitem o diálogo claro e direto entre os sujeitos do processo ensino-aprendizagem na educação à distância. Foi possível verificar que parte das dificuldades apresentadas no processo de comunicação dessa disciplina está na ausência de uma ferramenta que possibilite a inclusão de fórmulas e símbolos matemáticos na plataforma MOODLE. A inserção de ferramentas para utilização de fórmulas e símbolos matemáticos possibilitaria uma melhora no aprendizado, o desenvolvimento de habilidades e a assimilação de conceitos pelos alunos por intermédio de uma maior possibilidade de interação com os tutores, tornando o processo de comunicação mais claro e dinâmico.
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Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).