Perda auditiva em militares expostos a ruído ocupacional
Palabras clave:
Políticas de saúdeResumen
Introdução: A exposição ao ruído contínuo ou de impacto pode acarretar Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados (PAINPSE) ou um trauma acústico (TA) em militares. Objetivo: Revisar estudos sobre perda auditiva em militares em relação a avaliação auditiva e o tipo de exposição ao ruído. Método: Foi realizada busca nas bases de dados MEDLINE, BIREME, SCIELO, LILACS, PUBMED, COCHRANE, periódicos CAPES e livros textos, utilizando os descritores: perda auditiva, ruído ocupacional, militares, avaliação auditiva e seus correlatos na língua inglesa, em estudos publicados entre 2000 e 2010. Resultados: Constatou-se que os procedimentos mais utilizados na avaliação auditiva foram a Audiometria Tonal Liminar (ATL) seguida pelas emissões otoacústicas evocadas (EOAE) e audiometria de altas freqüências e quanto ao tipo de exposição ao ruído, constatou-se que há mais estudos quanto ao ruído de impacto no Exército e na Marinha, enquanto na Aeronáutica, há maior exposição ao ruído contínuo. Considerações Finais: É necessário um maior nível de conscientização quanto aos riscos da exposição ao ruído, bem como elaboração e implementação de Programa de Prevenção de Perda Auditiva (PPPA) para os militares.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).