ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO CARDIOVASCULAR EM HIPERTENSOS ATENDIDOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
Palabras clave:
Fatores de risco, Hipertensão, Atenção primária à saúdeResumen
A estratificação do hipertenso é uma forma de adotar estratégias mais apropriadas no manejo da hipertensão arterial, sendo essa estratificação uma maneira de calcular o risco cardiovascular e projetar ao longo do tempo, visando à redução da mortalidade por doenças cardiovasculares, mais do que simplesmente adequação dos níveis pressóricos. Objetivo: o objetivo do estudo foi avaliar o risco cardiovascular dos pacientes hipertensos atendidos pela atenção primária à saúde utilizando o Escore de Framingham. Métodos: trata-se de um estudo exploratório, prospectivo, foram avaliados 20 pacientes com diagnóstico de hipertensão arterial acompanhados em uma unidade de Estratégia de Saúde da Família, no período de agosto a dezembro de 2014. Resultados: os resultados evidenciaram uma população com predomínio do sexo feminino (65%), com idade média 56,3 anos, de cor parda (65%), vivendo conjugalmente (65%), com escolaridade média de 5,6 anos de estudo. A maioria dos participantes do estudo (60%) apresentavam de moderado a alto risco cardiovascular. Conclusão: É importante a participação do enfermeiro no desenvolvimento, implementação e avaliação de estratégias para o controle do fatores de risco cardiovascular e para isso o uso do Escore de Framingham pode auxiliar na identificação dos pacientes com maior risco e melhorar o manejo da hipertensão arterial.
Descritores: Fatores de risco, Hipertensão, Atenção primária à Saúde
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).