MAIS DO QUE POSSO:
uma relação com a comida
Palabras clave:
Antropologia, EducaçãoResumen
Trata-se de uma pesquisa de campo com objetivos exploratórios e descritivos, de abordagem qualitativa, e sustentado nos conceitos da hermenêutica para sua fundamentação teórica. Este artigo pretendeu por meio das entrevistas em profundidade, compreender como se processou a relação de duas pessoas e uma cuidadora que vivenciaram a obesidade e a cirurgia bariátrica com a comida. Das narrativas apreendidas, enfocam-se os sentimentos apresentados pelas participantes relacionados com a comida, antes e após a cirurgia bariátrica, evidenciados nas seguintes categorias: “Antes eu comia prá engordá”! ”“ onde assumem que comer é prazeroso e à s vezes a comida tem o papel de amenizar as tristezas e as insatisfações do dia-a-dia. “Hoje eu como prá vivê!”- após a realização da cirurgia bariátrica, o ato de comer nem sempre é prazeroso, mas mesmo assim as vantagens que o procedimento traz são muito mais significativas do que as dificuldades relatadas, fazendo-se necessário compreender o problema da obesidade no âmbito de uma doença muito maior e mais complexa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).