Prevalência da matutinidade-vespertinidade em estudantes da educação básica, em Brasília

Authors

  • Álvaro Sebastião Teixeira Ribeiro Secretaria de Educação do Distrito Federal

Keywords:

Educação, Saúde Coletiva

Abstract

Tendo em vista queixas relacionadas com o sono em crianças e adolescentes, pesquisadores tem dedicado tempo em estudá-las. Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão integrativa das publicações relacionadas com o padrão do ciclo vigília/sono, verificando as preferências da Matutinidade/Vespertinidade de estudantes da Educação Básica. Participaram do estudo 364 alunos do ensino fundamental com idade entre 11 e 15 anos. A validade de constructo foi por critério preditivo. A escala de ritmo circadiano foi aplicada na sala de aula. Como resultado, chegou-se a conclusão de que organização do padrão sono-vigília e a consolidação do sono são sujeitas a várias modificações ao nível do ritmo sono-vigília e da duração e estrutura do sono, que comprovam muitas das patologias do sono se iniciam na infância. Além disso, a privação de sono altera o conteúdo da atividade mental durante o sono, diminuindo o rendimento cognitivo, motor e neuro comportamental relacionando osprocessos de atenção, memória, concentração e rendimento acadêmico. Estes resultados dos estudos levam a evidências de que os adolescentes preferiram a vespertinidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Álvaro Sebastião Teixeira Ribeiro, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Professor de Educação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Especialista em Ensino de Filosofia no Ensino Fundamental e Médio. Mestrando em Ciências da Saúde- Faculdade de Saúde/Universidade de Brasília

Published

2017-08-22

How to Cite

1.
Teixeira Ribeiro Álvaro S. Prevalência da matutinidade-vespertinidade em estudantes da educação básica, em Brasília. Rev. G&S [Internet]. 2017 Aug. 22 [cited 2024 Nov. 21];5(3):pag. 904-920. Available from: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/477

Issue

Section

Artigos Originais