Análise do ensino de ciências biológicas para alunos com deficiência visual em escolas do Distrito Federal

Authors

  • Júlia Carvalho Mota de Souza Centro Universitário do Distrito Federal - UDF
  • Carolina Conceição Prado

Keywords:

Educação, Ensino de Ciências, Deficiência visual

Abstract

A deficiência visual é uma limitação que ocorre na parte sensorial da visão, podendo ser classificada como cegueira, baixa visão ou visão subnormal. Os portadores de deficiência visual possuem direitos garantidos de estudar em escolas regulares de ensino ou em escolas especiais. Por este motivo, é necessária uma didática diferenciada para que a aprendizagem do aluno deficiente visual aconteça de forma eficaz e garantir a inclusão educacional dentro da escola. O objetivo deste trabalho foi analisar qualitativamente o ensino de Ciências Biológicas para deficientes visuais em escolas do Distrito Federal, observando a instituição, os professores e os alunos deficientes visuais. O trabalho foi realizado com a utilização de entrevistas semiestruturadas analisadas epistemologicamente. Os resultados mostraram que as instituições não possuem estruturas físicas adequadas; os professores de Biologia não possuem qualificações necessárias; os professores das salas de recursos estão aptos para atender deficientes visuais, mesmo que os recursos não sejam suficientes, e os alunos não compreendem todos os benefícios que poderiam ter. Portanto, é necessário adaptar o modo de ensino e os materiais didáticos para que haja um melhor ensino para os alunos deficientes visuais e assim garantir aprendizagem adequada para todos os alunos dentro de uma mesma instituição educacional.

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Author Biography

Carolina Conceição Prado

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília.

Published

2017-08-21

How to Cite

1.
Souza JCM de, Prado CC. Análise do ensino de ciências biológicas para alunos com deficiência visual em escolas do Distrito Federal. Rev. G&S [Internet]. 2017 Aug. 21 [cited 2024 Aug. 31];5(2):pag. 459-486. Available from: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/441

Issue

Section

Artigos Originais